O Município da Covilhã, em parceria com a Universidade da Beira Interior, constituiu equipas multidisciplinares que estão no terreno para prestar apoio social às pessoas afetadas pelos grandes incêndios que estão a lavrar no Concelho, tendo ainda criado duas linhas telefónicas para apoio psicológico.
A medida surge face à gravidade e extensão dos incêndios no âmbito de uma resposta necessária, urgente e imediata que será garantida por técnicos municipais, por quatro psicólogas da UBI, envolvendo ainda o projeto Radar Social e CLDS-Covilhã.
Constituída por psicólogas, assistentes e técnicos sociais, a equipa multidisciplinar iniciou a primeira fase do trabalho com o levantamento das situações mais urgentes e está, desde hoje, a realizar as primeiras visitas no terreno, num planeamento que terá de ser validado diariamente, face à evolução da situação operacional.
A par deste acompanhamento, foram também criadas duas linhas telefónicas de apoio psicológico, que já estão disponíveis através dos números de telemóvel: 965 573 925/965 573 907.
Além do Serviço Municipal de Proteção Civil, das equipas operacionais e de apoio logístico que têm estado empenhadas na ajuda ao combate, o município também mobilizou para as zonas afetadas equipas da ação social, que asseguraram a instalação e funcionamento das várias Zonas de Concentração e Apoio à População que foram criadas ao longo dos últimos dias.