Incêndios na Zona Sul da Covilhã: Câmara emite alerta à população

A Câmara Municipal da Covilhã lançou um alerta à população da zona sul do concelho devido à gravidade e à extensão das frentes de incêndio que se registam na região. A autarquia solicita a todas as pessoas das aldeias afetadas que se mantenham em zonas seguras, adotem comportamentos de autoproteção e sigam sempre as indicações das autoridades no terreno. É ainda recomendado evitar deslocações desnecessárias de forma a não colocar em risco a sua segurança nem interferir com as operações de socorro.

A população deve regar paredes, telhado e terrenos até 10 metros em redor das habitações, fechar portas, janelas e outras aberturas, correr persianas ou portadas, e retirar mobiliário, lonas ou lenhas próximas das casas. Sempre que possível, deve desligar e retirar botijas de gás para locais seguros, afastar materiais que possam arder junto às janelas e colocar toalhas molhadas nas frestas. Se não houver perigo, podem ser apagados pequenos focos de incêndio com água, terra ou ramos verdes.


Caso alguém fique cercado pelo fogo, deve dirigir-se para um abrigo ou refúgio coletivo, ou procurar uma zona plana com água ou pouca vegetação. É importante respirar junto ao chão, de preferência através de um pano molhado, cobrir a cabeça e o corpo e proteger a cara do calor e do fumo com um lenço húmido.

Se for necessário permanecer na habitação, a população deve manter a calma, afastar cortinas e sofás das janelas, fechar todas as aberturas que possam permitir a entrada de faúlhas e colocar toalhas molhadas nas frestas de portas e janelas. É recomendável ficar longe das paredes, procurar abrigo nas divisões opostas ao lado pelo qual o incêndio se aproxima, esperar que o fogo passe e verificar posteriormente a existência de focos de incêndio na envolvente da casa e no telhado. Em caso de necessidade, a população deve ligar imediatamente para o 112.