Movimento Cova da Beira Converge apoia na recuperação dos incêndios

Na sequência dos incêndios que assolaram recentemente a região, o movimento Cova da Beira Converge (CBC) informa que, em conjunto com algumas organizações da região, foram tomadas medidas de ação com o intuito de apoiar na recuperação dos incêndios.

Ficou decidido, que em trabalho conjunto com as Juntas de Freguesia afetadas, a identificação de representantes locais para auxílio na avaliação das necessidades e no levantamento de danos.


Foi criado o grupo “Mãos na Terra”, que irá apoiar na limpeza dos terrenos antes das chuvas, na criação de barreiras para prevenir infiltração de cinzas nas linhas de água, e na restauração do solo. O grupo irá identificar os locais que mais necessitem destas ações, mobilizar voluntários para as limpezas e criação de barreiras, partilhar informação sobre como fazê-lo e dar consultoria.

Foram também implementadas ações de apoio ao nível das freguesias (apenas complementares aos já implementados pelos Municípios ou outras entidades locais), como acompanhamento e informação sobre financiamentos disponíveis, apoio psicológico, criação de círculos de partilha, disponibilização de terapias aliviadoras do stress.

Por fim, foram criados canais de comunicação para uma atualização ágil e permanente das ações em curso.

As medidas contam com o apoio da ⁠Casa do Povo do Paúl, a AMURT Portugal- Associação de Apoio Humanitário, Monte dos Carvalhos, Ecoativo- Associação Ambiental, Ananda Kalyani e PRIP.