19.ª Volta a Portugal de Juniores parte amanhã da Covilhã e decorre até domingo na Beira Interior, terminando no domingo em Trancoso.
Um pelotão com mais de 130 juniores vai partir da Covilhã rumo a Trancoso, numa viagem de 388,5 quilómetros e um desnível acumulado de 6.460 metros, ao longo de quatro dias de competição e outras tantas etapas, uma das quais dividida em dois setores, com o habitual contrarrelógio.
Tudo começa na Covilhã (14:00), em direção ao Fundão (16:45), numa ligação de 104,1 quilómetros, marcada por uma meta volante (Meimoa), duas contagens de montanha de terceira categoria (Penamacor e Vales do Rio) e pela chegada em ligeira subida. No dia seguinte, nova etapa acidentada, num total de 94,4 quilómetros entre Trancoso (12:30) e Almeida (15:00). Pelo meio, duas metas volantes (Vila Franca das Naves e Vermiosa) e duas contagens de montanha de terceira categoria (Alto do Palurdo e Almeida).
As decisões começam no terceiro dia, numa etapa dividida em dois setores. De manhã, uma jornada de 72,2 quilómetros, com início em Penamacor (10:00) e final no Sabugal (12:00), depois de uma meta volante e uma contagem de montanha de terceira categoria. À tarde, um contrarrelógio individual de 18,8 quilómetros no Sabugal, a partir das 16:00.
A etapa rainha, com quase 2.000 metros de acumulado, está reservada para o último dia: 99 quilómetros entre Celorico da Beira (10:30) e Trancoso (13:00), com uma meta volante em Mêda e duas contagens de montanha de segunda categoria em Trancoso, a segunda das quais coincidente com a meta.
À partida, são esperados mais de 130 participantes, num total de 20 equipas, sendo que mais de um terço do pelotão será internacional. Além de 13 equipas portuguesas, vão estar presentes sete equipas estrangeiras: cinco espanholas, uma francesa e uma neerlandesa.
Face á partida na Covilhã e à meta no Fundão haverá condicionamento de transito e estacionamento da Covilhã, (pode consultar AQUI) e no Fundão será necessário proceder ao corte do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade, amanhã, pelo que os automobilistas não deverão estacionar as viaturas nesta artéria a partir das 10:00.