A equipa da Universidade da Beira Interior (UBI), composta por Md Rashidunnabi, Hugo Pedro Proença e Kailash A. Hambarde, conquistou o terceiro lugar a nível mundial na Competição Internacional AG-VPReID 2025 (Aerial-Ground Person ReID Challenge), um prestigiado desafio global na área da reidentificação de pessoas (ReID) baseada em vídeo aéreo-terrestre. A competição testa sistemas de inteligência artificial em condições altamente exigentes, refletindo cenários complexos do mundo real.
O desafio consiste em identificar indivíduos captados simultaneamente por drones de alta altitude (80–120 metros) e câmaras de vigilância ao nível do solo, enfrentando grandes diferenças de perspetiva, disparidades de resolução e variações de aparência causadas por iluminação, oclusão e movimento.
Além da competição, quatro trabalhos científicos da equipa foram aceites na conferência IJCB 2025 — IEEE International Joint Conference on Biometrics, que decorrerá em Osaka, Japão, de 8 a 11 de setembro. Os projetos foram desenvolvidos no laboratório Secure and Intelligent Networked Software Systems do Departamento de Informática da UBI, com a colaboração de dez investigadores de diferentes grupos e instituições, incluindo PIA – Cv: Pattern and Image Analysis, NAS-Cv. Network Applications and Services do Instituto de Telecomunicações e da NOVA LINCS.