Regina Gouveia: “É necessário que os municípios se interliguem com outros para chegarem mais longe”

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, destacou, no seu discurso de inauguração da 4.ª edição da FIADA – Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes, a importância da interligação entre municípios para alcançar “novos caminhos”.

“A FIADA é o contexto e o pretexto para aprofundarmos e desenvolvermos relações, porque cada vez mais é necessário que os municípios se interliguem com outros para chegarem mais longe. Densificar aquilo que são as suas identidades e estratégias, mas também trazermos, uns dos outros, novos caminhos.”


Anabela Freitas, vice-presidente do Turismo Centro, ressaltou o trabalho do Município da Covilhã na criação de motivos para visitar a cidade, para além dos “produtos óbvios”.

“O Município da Covilhã viu muito para além do que é o óbvio em matéria de produto turístico. Quando pensamos na Covilhã pensamos na Serra da Estrela e no queijo, mas aquilo que o Município da Covilhã tem estado a fazer é que, para além destes produtos óbvios, existem muitos mais motivos para visitar a Covilhã e está a trabalhar em envolver a comunidade.”

Isabel Monteiro, diretora do Centro do IEFP da Covilhã, sublinhou o papel dos artesãos do ponto de vista económico da região:

“Não podemos esquecer que os artesãos são um segmento profissional com potencial económico, ou seja, do ponto de vista local eles são importantes.”

A Feira Internacional de Artesanato, Design e Outras Artes começou ontem no Jardim das Artes e decorre até domingo.

O evento apresenta um programa que inclui exposições e instalações, oficinas e ações de formação, animação musical e concertos.

Hoje, às 14:00, o programa conta com um concerto de piano e poesia por Rita Abranches e João Semedo. Às 21:00, sobem ao palco os “Amigos dos Bombos” – Associação Música Tradicional de Vales do Rio, seguindo-se o concerto com os “Bandidos do Cante” (22:00).

Amanhã, às 18:30, decorre a entrega dos Prémios FIADA 2025, nas categorias de “Inovação pelo Design” e “Identidade Covilhã”. Às 19:00, será o concerto com “Tresmoças”, seguido da apresentação de uma performance multimédia e do encerramento.

A organização é do Município da Covilhã, em parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), a ICOVI, Ideias Emergentes, IEFP, INATEL, Modatex e Turismo de Portugal.