O mosquito Aedes Albopictus, mais conhecido como mosquito-tigre, foi detetado no concelho da Covilhã. A ULS da Cova da Beira apela a medidas de segurança, para prevenir algumas doenças que esta espécie tem a capacidade de transmitir, como dengue, zika ou chikungunya.
É recomendado, reduzir os locais de criação dos mosquitos, eliminando ao contrário pratos de vasos, baldes, garrafas ou recipientes que acumulem água, manter calhas e caleiras limpas e sem águas paradas, cobrir depósitos de água, trocar a água de bebedouros de animais, manter piscinas tratadas ou cobertas, e entregar pneus usados em pontos de recolha.
Para além disso, é necessário proteger-se desta espécie utilizando repelentes, roupas compridas e redes mosquiteiras em janelas e portas.
Segundo a ULS Cova da Beira, “em caso de diagnóstico de doença transmitida por mosquitos, relembre-se: notificação obrigatória e atempada no SINAVE.”
Recordar que existe uma ferramenta de participação cidadã, a aplicação Mosquito Alert, de modo a registar as observações e facilitar a vigilância destes mosquitos.