A Covilhã vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, com um programa que inclui ações de sensibilização para escolas, a experimentação de meios de mobilidade suave e dois dias em que as viagens nos autocarros urbanos são gratuitas.
Organizada pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Covilhã Mobilidade, operada pela Transdev, a iniciativa visa sensibilizar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável e pretende reforçar a utilização de soluções de transporte partilhadas e mais amigas do ambiente, sublinha a CMC em nota de imprensa.
É detalhado que, adotando o lema europeu “Combina e Move-te”, o programa covilhanense também aposta na promoção da utilização do sistema multimodal em que o Município tem vindo a investir para ajudar a vencer os desafios de mobilidade que se colocam a esta cidade de montanha.
“Uma cidade em que todos têm à disposição transporte rodoviário partilhado, elevadores, bicicletas e trotinetes para chegarem mais rápido ao destino”, frisa a nota.
“Amigos do ambiente e da saúde, os percursos pedonais também fazem parte do quotidiano e podem proporcionar a descoberta de muitos lugares especiais”, tal como vão descobrir os alunos das escolas secundárias da cidade que vão participar no “Pedipaper – passo a passo pela mobilidade”, nos dias 18,19 e 22 de setembro.
No dia 20, a segunda edição do “Jardim em duas rodas” vai convidar as famílias a experimentarem gratuitamente as bicicletas e trotinetes elétricas. É no Jardim das Artes, entre as 15:00 e as 18:00, e todos podem juntar-se.
Nos dois dias seguintes, 21 e 22, será a vez de incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa e escolherem o transporte rodoviário urbano, descobrindo assim as vantagens do transporte coletivo, numa ação de promoção em que as viagens nos autocarros da Covilhã Mobilidade vão ser gratuitas.
Para usufruírem da iniciativa, os passageiros apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo.
Com o mote “Venha Experimentar! Dias 21 e 22 é por nossa conta!” a iniciativa, assegurada pela operadora, apresenta-se com uma ação de sensibilização para promover a mobilidade através de transportes partilhados, aliando a poupança económica à possibilidade de fazer uma viagem sem preocupações.