A quinta edição da Fatela Sónica irá acontecer, entre 26 e 28 de setembro, no Salão do Anjo da Guarda, na localidade da Fatela, concelho do Fundão, reforçando uma tradição que é ver neste recinto a presença de pais e filhos, avós e netos.
Com “uma alma intrépida, desalinhada e combativa”, este festival punk terá diversas bandas onde se destacam 98 AXE, A.J. and The Hot Rockin’Trio, Belial, Black Joke, Broken Bomb, C-Gun, Criminal Damage, Crise, Daga, Danger Machine, Estriknina, Fealess Veterans, Fitz, The Flame 69, Ideal Victim, Inn Oppiah!, Johnny Reggae Rub Foundation, Komptoir Chaos, Konad, Maloio, One Voice, Os Fatelas – Grupo de Bombos, Patada 87, Pladür, Queimada, Razor Kids, Rough Law, Skarface, Street Outlaws e Violent Dancers. Estarão ainda presentes os DJ’s Rhoda Dakar (UK), Buran_Buran, Catarina Brandão, Guly, Jynx, Low Light Rebels, MOD64, Os Selektors e Ricardo Beja.
Além dos concertos, a Fatela Sónica terá diversos componentes, nomeadamente comerciais com o “Sonica’s Street Market” e gastronomia, com inúmeras e diferenciadas iguarias.
Numa colaboração com o Cineclube Gardunha, a Associação Cultural Fatela Sónica irá ter lugar, no dia 25 de setembro, às 21:00, no dia anterior ao início do festival, uma sessão em que Jorge Bruto será o sujeito principal e em que será exibido o filme “Fantasma Lusitano”, de David Francisco e Nuno Calado. “Nome incontornável do rock’n’roll nacional, Jorge Bruto nasce numa família abastada para vir encabeçar o movimento punk e dar à sua alcunha uma importância que ultrapassaria a dos brasões familiares”. Nesta sessão terá lugar uma conversa com Jorge Bruto e os realizadores do filme.
Ainda no dia 25, durante a tarde, serão realizadas leituras para miúdos e graúdos do livro infanto-juvenil de Jorge Bruto, “A Princesa Klara”, por Marta Ramos.
Ainda no âmbito desta colaboração será exibida, no dia 27 de setembro, às 20:00, a obra “Emigrante”, de Charlie Chaplin, que será musicado pelo coletivo Profound Whatever. Serão 25 minutos em que se retrata a vida de tantos que tiveram de ira ganhar a vida num país longínquo, numa narrativa acompanhada de forma surpreendente por música ao vivo.