João Morgado exige explicações: “Elevadores e funiculares não são luxo”

O candidato do PSD à União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, João Morgado, em nota de imprensa, exige explicações sobre o que se passa com a o Funicular São João de Malta que continua parado.

No documento sublinha que em ações de campanha, no local, é uma queixa repetida.


“O funicular de São João de Malta, juntamente com o elevador/funicular de Stº André, o elevador do Parque da Goldra, e os elevadores do Jardim Público, fazem parte de um Plano de Mobilidade Pedonal concebido para a cidade”. “Mais do que uma atração turística, é um equipamento público essencial, gratuito, pago com os impostos de todos nós”, descreve a nota.

“Elevadores e funiculares não são luxo, não são para turistas tirarem fotografias. São para as pessoas que vivem aqui, que precisam de se deslocar numa cidade de encostas íngremes, sem transportes públicos condignos e onde os estacionamentos das viaturas são pagos. Estes equipamentos são a perna que falta a quem já não consegue subir escadas, são a liberdade de circulação dos mais idosos e dos jovens. Deixar o Funicular ao abandono é exemplo do abandono a que foi votada a cidade, frisa o candidato citado na nota.

A candidatura do PSD à União das Freguesias da Covilhã e Canhoso exorta ainda a Câmara Municipal da Covilhã a tornar público como está a ser feita a manutenção dos elevadores e funiculares da cidade, pois a intermitência no funcionamento das outras unidades, levanta naturais preocupações públicas. É preciso sossegar a população e até os novos estudantes que agora chegam à cidade.

A candidatura acusa a atual gestão municipal de inércia e João Morgado pede respostas urgentes: “Dizem-nos agora que não há ninguém na Câmara para responder, mas nós perguntamos: houve lá alguém responsável nos últimos 12 anos? Desde quando é ‘normal’ algo não funcionar? E pergunto à população: desde quando deixámos de reclamar e de exigir que os responsáveis assumam responsabilidades? A Covilhã precisa de funcionar — e eu, com a minha equipa na União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, seremos persistentes e exigentes junto da Câmara Municipal”, conclui a nota.