Linha de Apoio LãSUBI entrou ontem em funcionamento

A LãSUBI – Linha de Apoio Altamente Saudáveis da UBI, que entrou ontem em funcionamento, estará aberta entre as 21:00 e as 01:00. 

A linha está acessível através do número 934 000 139 e vai funcionar como mais uma ferramenta de acompanhamento, aberta a toda a comunidade académica, destinada a ajudar todos os que estejam a passar por momentos mais delicados emocionalmente.


A iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto Altamente Saudáveis UBI, em parceria com a Associação Académica (AAUBI), integrando a estratégia institucional contínua de promoção da saúde mental e do bem-estar académico.

Esta linha assegura o apoio de pares, garantindo um atendimento competente e ético, através da escuta ativa, apoio emocional e encaminhamento para os serviços adequados sempre que necessário. Numa primeira fase será dinamizada por profissionais de psicologia e, mais tarde, por estudantes voluntários.

O recrutamento de voluntários para integrar a linha de apoio emocional está aberto até 15 de setembro e é dirigido a estudantes da UBI dispostos a colaborar ativamente na promoção do bem-estar académico. As candidaturas, que incluem formação certificada em áreas como escuta ativa, empatia, aconselhamento básico e noções de sofrimento emocional, podem ser realizadas aqui.

A LãSUBI nasce para responder às dificuldades que podem surgir com a transição para o Ensino Superior. Desta forma, a UBI propõe um espaço seguro, imediato e acessível, onde os estudantes podem ser ouvidos por pares e terem apoio e orientação na adaptação a desafios como a pressão académica, a entrada em novos contextos sociais, o afastamento geográfico das famílias e os receios quanto ao futuro, entre outros. Estes fatores podem desencadear momentos de ansiedade, tristeza ou solidão que, sem o apoio adequado, se tornam difíceis de ultrapassar.

“O contacto inicial pode fazer a diferença ao prevenir o agravamento de situações de vulnerabilidade emocional, ao mesmo tempo que promove a ligação a recursos especializados quando necessário”, salienta Amélia Augusto, Professora Associada no Departamento de Sociologia da UBI.

A Vice-reitora para Responsabilidade Social da UBI refere que, mais do que uma linha telefónica, a LãSUBI representa uma “rede de proximidade, onde cada chamada é um passo importante para quebrar o silêncio, reduzir o isolamento e fortalecer a saúde mental”. “Daí que faça um apelo para que os estudantes que se sentirem capazes se candidatem como voluntários e ajudem a construir uma rede de apoio que promove cuidado e bem-estar entre pares”, conclui.