Luís Marques é o terceiro na lista do PS à Câmara Municipal da Covilhã

Luís Marques, 43 anos, vai integrar a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal da Covilhã, sendo o terceiro nome da lista liderada por Hélio Fazendeiro e assumindo este desafio com determinação e vontade de contribuir para a construção de um concelho “mais proativo, mais sustentável e melhor preparado para os desafios do futuro”.

Licenciado em Engenharia de Proteção Civil pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e pós-graduado em Segurança no Trabalho pelo Instituto Politécnico da Guarda, e a terminar o mestrado em Recursos Florestais no Instituto Politécnico de Coimbra, o candidato realizou ainda diversas formações na Escola Nacional de Bombeiros, Autoridade Nacional de Aviação Civil e outras.


Nascido e criado na Covilhã, Luís Marques tem um longo percurso ao serviço da comunidade e da causa pública. É bombeiro voluntário desde 2001 na Corporação Covilhanense, tornou-se subchefe em 2011 e Adjunto de Comando 2017, função que manteve até 2022, altura em que foi nomeado Comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Ao nível profissional, foi técnico de emergência pré-hospitalar onde exerceu funções de coordenação, entre 2007 e 2022, ano em que passou a exercer funções de Coordenador Municipal da Proteção Civil, tendo a seu cargo a missão de coordenar e implementar planos de prevenção, coordenação e segurança no concelho. É ainda Diretor do Heliporto da Covilhã.

Entre outras ações, foi responsável pela implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa do Município da Covilhã, pelas ações de formação de Suporte Básico de Vida a funcionários municipais, agentes de proteção civil e alunos do concelho e ainda pela concretização do programa “Aldeia segura pessoas seguras” em diversas aldeias no concelho da Covilhã.

Para Luís Marques “é um orgulho pertencer a uma candidatura constituída por pessoas competentes e comprometidas com o bem-estar da população e empenhadas em construir um concelho com futuro”.

O candidato acrescenta que “a segurança e proteção coletiva será uma das prioridades” do trabalho que pretende desenvolver enquanto vereador, sem esquecer as outras áreas de atuação do Município.

Hélio Fazendeiro realça que Luís Marques “é uma pessoa de grande valor, reconhecido e com provas dadas” e assume o “orgulho” que tem de poder contar com ele na equipa que apresenta.

“É uma referência pela sua competência, dedicação, capacidade de liderança e proximidade às pessoas e que nos dá garantias de um trabalho contínuo, sério e empenhado”, refere Hélio Fazendeiro.

O cabeça de lista socialista aponta ainda o “profundo conhecimento” que Luís Marques tem do território, o que se afirma como uma mais-valia no desafio de contribuir para construir um concelho com futuro.