Mais de 6.000 visitantes nas “Sopas do Tortosendo”

A edição 19 da iniciativa Sopas do Tortosendo, que decorreu no sábado (13), superou todas as anteriores, assegura o presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, David Silva.

“Nesta 19.ª edição temos uma das maiores, se não a maior edição de sempre. Foram mais de meia centena de participantes e mais de 6.000 visitantes que «invadiram» a artéria central da Vila. Foi um verdadeiro sucesso esta edição”, frisou em declarações à Rádio Clube da Covilhã.


O autarca realça a participação de associações da freguesia e de freguesias vizinhas e do comércio tradicional do Tortosendo que esteve de portas abertas.

“Tive oportunidade de conversar com comerciantes que estavam bastante satisfeitos, porque houve negócio fora do horário normal do comércio tradicional. O local escolhido para esta iniciativa é fantástico, é dar vida ao centro da freguesia. Espero que a edição número 20 seja ainda melhor do que esta, estamos muito satisfeitos”, disse.

David Silva, que está a terminar o último mandato na Junta, realça que esta iniciativa reforça a sensação de que “sai com a sensação de dever cumprido”, sublinhando que não faz sentido que o próximo executivo não realize este evento.

“Não faz sentido algum que o executivo seguinte não realize este evento. Faz parte já do calendário não só da freguesia, mas da região. Um evento de gastronomia e cultura, uma vez que associado tem o encontro de bombos. Não faria sentido algum”, vincou.

David Silva recorda que o evento começou em 2005, na altura com apenas 13 stands, na Praça da Liberdade, passou para o Parque de São Miguel e agora há três edições que se realiza nas artérias centrais do Tortosendo.

Reconhece que no início o próprio não acreditava muito neste evento, resultou de um desafio de Marco Nunes, e hoje é uma aposta ganha, “um grande evento”, conclui.