Manteigas: Oposição acusa Flávio Massano de usar obras da Câmara com fins eleitoralistas

Nuno Soares, vereador independente na Câmara Municipal de Manteigas, e também candidato pelo PS naquele concelho, acusa Flávio Massano de utilizar uma obra da autarquia, a transformação do antigo quartel da GNR em habitação, para fazer um vídeo para a sua campanha eleitoral, e ainda por cima sem usar equipamentos de segurança, “dando um mau exemplo e uma má imagem”.

Nuno Soares falava na reunião pública do executivo, na quarta-feira, dia 17.


Sublinhando que concorda com a importância da conclusão da obra, o vereador relembra que nesta altura, na autarquia, “há especial dever de neutralidade e imparcialidade”, questionando se todos os outros candidatos podem usar a obra “como bem entenderem”.

“Não consigo entender como é que se submete a uma situação daquelas. Estava numa obra em curso e sem equipamento se segurança”, começou por apontar.

Também realçou que compreende a justificação do autarca, “de querer apresentar o trabalho feito”, mas face à obrigação que existe acusa Flávio Massano de não ser “neutral nem imparcial: serviu-se de uma obra municipal para fazer campanha em seu favor”, disse.

Flávio Massano descarta a acusação e desafia a fazer queixa junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Dá conta que nunca disse que se trata de uma obra sua, mas sim do executivo. Uma obra que o orgulha como presidente e como candidato.

Sobre a igualdade de tratamento que Nuno Soares reclama para todos os candidatos, detalha que aquele é um espaço municipal e qualquer candidato o pode utilizar.

Sublinha também que o seu único erro foi dizer que é uma obra do executivo, quando efetivamente é uma obra do Município.

“Uma obra que me orgulha como presidente e como candidato, porque não consigo dissociar o trabalho que fizemos nos primeiros 4 anos e aquele que pretendemos fazer nos segundos 4 anos se forem concedidos”, disse.

Aponta que “se o candidato fez campanha através de uma obra e não devia, podem apresentar queixa e ficaremos calmamente à espera do veredito da CNE”.

Justifica que no vídeo “o candidato diz que a obra demonstra bem o compromisso do executivo com as questões da habitação. Não falei de Flávio Massano, Manteigas 2030, nada, embora saiba que o trabalho 100% foi do presidente e do vice-presidente e vocês (vereadores) aqui estiveram para apoiar e para deliberar. Nunca falei na primeira pessoa, até falei da CIM, do Governo”, vincou.  

Sobre a falta de equipamento de segurança justifica que o vídeo foi feito após o dia de trabalho, sem operários no local.