O covilhanense Manuel Ramos, 23, atleta de esqui alpino, lançou uma campanha de angariação de fundos para financiar o treino no estrangeiro que lhe permita conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos de Inverno, sonho que acalenta desde criança.
Explica que desde os 3 anos que a neve faz parte da sua vida, e desde então tem trabalhado todos os dias com um sonho em mente: representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Com 10 títulos de campeão nacional, participações nos Jogos Olímpicos da Juventude Lausanne 2020, no Festival Olímpico da Juventude Europeia Sarajevo 2019, em 5 Campeonatos do Mundo Júnior e nos Campeonatos do Mundo Absolutos Méribel-Courchevel 2023 e Saalbach 2025, está agora dos momentos mais desafiantes da sua carreira: a qualificação para os Jogos Olímpicos Milão-Cortina 2026.
“Este projeto exige um esforço enorme, não só em dedicação e treino, mas também em recursos logísticos, técnicos e financeiros”, detalha.
Conta com a PwC Portugal como patrocinador principal e lança a campanha de crowdfunding para angariar 12.500€, valor essencial para garantir as condições que permitam continuar o treino iniciado a 1 de julho na Argentina e competir ao mais alto nível. O valor será totalmente aplicado na preparação olímpica: desde treinos e estágios no estrangeiro, deslocações e estadia nas competições e apoio físico especializado, garante o atleta
De momento, está previsto que permaneça na América do Sul para concluir o bloco de treino de verão e participar nas provas já agendadas. A partir de outubro, estão programados estágios de treino e competição nos Alpes e na Noruega, de forma a qualificar-se para os Jogos Olímpicos até dezembro de 2025.
Paralelamente à vida de atleta, é licenciado em Gestão pelo ISCTE e atualmente trabalha na PwC Portugal, conciliando o percurso profissional com o alto rendimento desportivo.
Pode ajudar a concretizar o sonho contribuindo na campanha de crowdfunding.