Cândida Tomaz é Mandatária para a Ciência e Inovação do Movimento Independente Pelas Pessoas, liderado por Carlos Martins, anuncia o movimento em nota de imprensa.
Com mais de três décadas de carreira na Universidade da Beira Interior (UBI) Cândida Tomaz pretende “colocar a ciência ao serviço do desenvolvimento local, criando condições para que estudantes e investigadores escolham permanecer na Covilhã”.
“A ciência faz a diferença quando há infraestruturas de qualidade, perspetivas de carreira e ecossistemas inovadores que valorizam quem cria e investiga. A UBI pôs a Covilhã no mapa; agora é transformar potencial em desenvolvimento”, refere a mandatária citada no documento.
Na nota o Movimento aponta que “o seu papel será crucial para ligar a UBI, as empresas e o município, atraindo investimento, fixando massa crítica e criando emprego qualificado”.
Como medidas prioritárias propostas para a esta área o Movimento aponta a criação de “bolsas municipais de investigação e prémios de inovação; Apoio a startups e spin-offs e reforço da transferência de tecnologia para empresas locais; Criação de hubs municipais de ciência e um calendário regular de divulgação científica, entre outras.
Como Mandatário para a Educação e Tecnologia o Movimento apresenta Paulo Morais. Tem 37 anos de experiência no Ensino Básico e Secundário. “Paulo Morais traz uma visão estratégica para valorizar a comunidade educativa e preparar o concelho para os desafios do futuro”, está sublinhado na nota.
“A educação deve ser um pilar estratégico no desenvolvimento do nosso concelho”, frisa o mandatário.
Citado na nota, Carlos Martins, líder do movimento, aponta que Paulo Morais “representa a escola pública que inova e inclui. Contamos com a sua experiência para valorizar alunos, famílias, professores e funcionários, e para reforçar a ligação entre a Universidade, as instituições locais e a comunidade”.
Como eixos prioritários para esta área a movimento aponta a valorização de alunos, pais/EE, professores, funcionários e restante comunidade educativa; Reforço da qualidade pedagógica e apoio à transição digital das escolas; Parcerias entre escolas, UBI, autarquia e tecido associativo/empresarial, entre outros.