Mutualista da Covilhã alarga resposta de Serviço de Apoio Domiciliário

A Mutualista da Covilhã vai aumentar, até ao final deste ano, a capacidade da sua resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), passando dos atuais 60 para 100 utentes. O alargamento será possível graças a obras de requalificação, já iniciadas esta semana, na cozinha e na lavandaria do edifício-sede da instituição, que permitirão disponibilizar mais 40 vagas.

Com certificação de qualidade ISO 9001 desde 2021, esta valência verá assim reforçada a sua capacidade de intervenção junto da população sénior. O investimento, no valor de 165.894 euros, é financiado na totalidade através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais – Requalificação e Alargamento dos Equipamentos e Respostas Sociais. Além da intervenção nos espaços físicos, o projeto contempla ainda a modernização de equipamentos, garantindo “maior eficiência, segurança e personalização nos cuidados prestados”.


“Com este investimento, reforçamos a nossa capacidade de apoiar mais seniores nas suas rotinas diárias, sem que precisem de sair do conforto das suas casas, promovendo o ageing in place com qualidade e proximidade”, sublinha o presidente do Conselho de Administração, Nelson Silva, acrescentando que este aumento de vagas responde a uma “procura crescente por cuidados no domicílio”.

A funcionar desde 1988, o Serviço de Apoio Domiciliário da Mutualista assegura cuidados diretamente nas casas dos seniores da cidade da Covilhã, incluindo alimentação, limpeza habitacional, higiene pessoal e cuidados de imagem, tratamento de roupa, bem como apoio psicossocial e na saúde.

A instituição dispõe ainda de mais duas respostas sociais dirigidas à terceira idade: a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com 40 camas, e o Centro de Dia, com 30 vagas.