Pastores: Cortes do Meio exulta tradições da pastorícia entre 3 e 5 de outubro

A edição 2025 do certame “Pastores – História e tradição de um Povo”, com organização da Filarmónica Recreativa Cortense, vai realizar-se entre 3 e 5 de outubro, em Cortes do Meio, para celebrar um dos ícones da freguesia.

Com o maior número de inscrições de sempre, 52, a organização sublinha que este é um evento que pretende celebrar o espírito genuíno da comunidade, que se consolidou ao longo dos últimos 10 anos.


“O que distingue o certame pastores é que este nasceu com o objetivo de valorizar os homens e mulheres da pastorícia, preservar saberes ancestrais e partilhar com todos o espírito genuíno da nossa freguesia”, disse Alexandre Barata, presidente da Filarmónica, durante a apresentação do evento.

Realça que ao longo de 10 edições este consolidou como evento gastronómico, atraindo visitantes de todo o país e do estrangeiro.

A gastronomia é um dos pontos fortes dos três dias, com destaque para a tradicional chanfana e para a broa das cortes, embora haja muito mais para descobrir, realça o responsável.

“Para além da gastronomia tradicional o público poderá contar com uma mostra de produtos locais e artesanato, valorizando produtores e criadores da terra e da região, com animação de rua e música tradicional. O ponto alto será o desfile dos chocalhos que enche as ruas com cor e som”, destacou.

A estas atividades junta-se ainda a caminhada “Pelos Trilhos da Freguesia” que convida a descobrir a natureza envolvente e a ligação entre os pastores e a Serra.

Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia, dá conta que esta “é uma forma honrosa” de lembrar e homenagear uma das maiores mais-valias do território.

“Este é um evento icónico na nossa freguesia e no nosso concelho. É uma forma muito honrosa de relembrar e de homenagear os pastores, e a pastorícia, que foi desde sempre uma das nossas maiores valias, e que ainda hoje continua a ser. É importantíssimo continuar a preservar estas tradições, este saber fazer, e este certame mostra que podemos, e devemos, no tempo devido, prestar a devida homenagem às nossas gentes”, disse.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã, sublinhou que este evento contribui para preservar a identidade da freguesia.

“Contribui de forma determinante para a preservação da identidade, da história, das tradições, das memórias”. Apontou ainda que “a cultura de um concelho se faz, não só com o que acontece na cidade, promovido pela Câmara, mas também com o que autarquias de freguesia, entidade como a Banda filarmónica fazem acontecer”.

Rd – pastores 6

Na freguesia de Cortes do Meio há ainda sete pastores no ativo, embora alguns já não tenham na pastorícia a sua atividade principal.

No certame haverá 52 abrigos (expositores) com alguns em lista de espera, sublinhou o responsável pela organização.