Proteção Civil alerta para risco de inundações e deslizamentos devido à chuva intensa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, a partir do final da tarde de hoje uma alteração gradual das condições meteorológicas, marcada pelo regresso da precipitação, por vezes forte, em especial no litoral Norte e Centro. A chuva deverá ser mais intensa nas terras altas destas regiões.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta que as áreas recentemente afetadas por incêndios rurais estão particularmente vulneráveis, uma vez que a ausência de coberto vegetal e a presença de cinza acumulada à superfície dificultam a infiltração da água. Esta situação aumenta o risco de inundações em zonas urbanas, cheias pelo transbordo de cursos de água, instabilidade de vertentes com deslizamentos ou derrocadas, contaminação de fontes de água potável e arrastamento de detritos para as vias rodoviárias.


Perante este cenário, a ANEPC recomenda a adoção de medidas preventivas, como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, a retirada de inertes que possam ser arrastados, a adequada fixação de estruturas soltas e uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e evitando zonas inundadas. As autoridades sublinham ainda a importância de acompanhar permanentemente a informação meteorológica e seguir as orientações da Proteção Civil e das forças de segurança.