Tortosendo: Pedro Farinha apresenta candidatura assente em três eixos

Qualidade de Vida e Bem-estar; Ecossistema Atrativo para Empresas e Associativismo e Cooperação Inclusiva são os três eixos em que assenta a candidatura de Pedro Farinha, pelo Partido Socialista, à Assembleia de Freguesia do Tortosendo, anunciou ontem ao final do dia o candidato durante a apresentação pública das suas propostas e da sua equipa.

O primeiro eixo é a “Qualidade de Vida e Bem-estar, porque queremos um Tortosendo inteligente, sustentável e cheio de vida. Uma vila moderna, com ruas e praças cuidadas, com espaços verdes vivos, onde cada recanto respira história e futuro. Uma verdadeira vila das flores que combina a tradição e modernidade, garantindo bem-estar para todos os que aqui vivem”, apontou.


Detalha que o segundo eixo assenta no Ecossistema Atrativo para Empresas o que significa uma aposta “num Tortosendo competitivo e inovador, apoiando o comércio local, revitalizando a Zona Industrial e atraindo novas empresas”, criando “oportunidades para os jovens” e fortalecendo “a economia da freguesia”.

Apresenta como terceiro eixo “Associativismo e Cooperação Inclusiva”, frisando que “a força do Tortosendo está na sua gente, nas associações, no desporto, na cultura, na inclusão social, na igualdade de direitos. Vamos reforçar estas ligações, criar mais espaços de participação e abrir portas ao mundo com projetos internacionais”, disse.

Garantindo que “não faz promessas, mas que irá fazer acontecer”, sublinhou que a piscina do Tortosendo será uma realidade em 2026

“Em 2026 a piscina, como zona de laser multifuncional, com valências culturais e desportivas, será uma realidade, transformando o atual Parque da Vila no futuro Parque Vila Ativa. Também será uma realidade a construção dos passeios até a Zona Industrial porque o bem-estar e a segurança das pessoas são prioridades”, garantiu.

O candidato sublinhou que não se apresenta a votos “por ambição pessoal”, mas porque não “consegue virar as costas às necessidades da sua terra”, frisando que “este é o momento de unir, agir, transformar”.

Apresentou uma equipa de “pessoas experientes e dinâmicas” para “dar vida” ao programa que “irá transformar o Tortosendo”.

Na sessão de apresentação, que decorreu na Praça da Liberdade, João Casteleiro, candidato à Assembleia Municipal pelo PS, elogiou o dinamismo de Pedro Farinha.

“O seu dinamismo permitirá que o Tortosendo enfrente com determinação os desafios que os últimos tempos nos trouxeram. O Tortosendo foi sempre uma vila de lutas operárias e de trabalhadores conscientes da sua condição”, sublinhou.

Hélio Fazendeiro, candidato à Câmara Municipal da Covilhã, na sua intervenção em específico para o Tortosendo, garantiu não só a construção dos passeios até à Zona Industrial, melhores transportes e acessibilidades para aquela Zona e também dar continuidade ao alargamento da sua terceira fase.

“Nós temos que ter terreno para dar resposta às muitas e muitas empresas que têm procurado a Covilhã para investir”, sublinhou.

O candidato voltou a frisar as propostas do PS para a habitação, destacando a aposta em cooperativas de habitação como já se fez no passado, por exemplo, no bairro do Belo Zêzere, e a aposta que fará, ao longo de 4 anos, na requalificação de estradas e acessibilidades, melhorando a mobilidade.

Recordou que pretende “desenvolver e criar condições” para que o concelho da Covilhã seja classificado como Zona Livre tecnológica, que permita “apostar em áreas concretas da economia para ter empresas que paguem melhores salários”.

Um programa pela positiva, sublinhou, apelando aos seus pares que “não respondam a provocações”.

“O nosso projeto é um projeto pelo futuro, é um projeto positivo, é um projeto para construir, não é um projeto contra ninguém nem para nos vingarmos de ninguém, nem para ajustar contas com o passado. Nós estamos ao lado de todos, para construir um futuro melhor para todos. E é isso que eu vos peço: Coragem e capacidade de resistência para não respondermos a provocações, não respondermos a política de outro tipo. Nós estamos para unir, nós somos o garante de progresso”, disse.

A terminar apelou a cada elemento da candidatura que se mobilize neste último mês de esclarecimento para com “alegria, coragem e determinação”, explicar o programa socialista.