UBI envolvida em novo projeto para estimular a transferência de tecnologia

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das entidades que integram o novo projeto UI.TRANSFER – Universidades como Interface para a Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico 2.0.

Este projeto visa aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico, através de dinâmicas de rede concebidas de forma instrumental para garantir a reunião de fatores críticos necessários ao sucesso das distintas fases do ciclo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i), permitindo a viabilização, aceleração e capitalização de projetos inovadores no mercado.


O projeto propõe-se apoiar investigadores, empreendedores, empresários, investidores e gestores de inovação das instituições parceiras, para uma valorização efetiva do conhecimento científico e tecnológico ao longo do ciclo de I&D+i.

É coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e, além da UBI – através do UBINNOVATIVE Tech Transfer –, participam a Universidade do Porto (UP Inovação), Universidade de Coimbra (UC Business), Universidade do Minho (TecMinho) e Universidade de Aveiro (UACoopera).

O orçamento global do UI.TRANSFER 2.0 ascende a 1,5 milhões de euros, sendo que a UBI terá uma parcela de execução de superior a 247 mil euros. O projeto teve o seu arranque oficial em julho e tem término previsto em junho de 2027 (24 meses), sendo cofinanciado a 85% pelo Compete 2030, Portugal 2030, através da União Europeia.