O MAMA_MOVE, que promove um programa de exercício físico específico e supervisionado para sobreviventes de cancro, vai recomeçar esta semana e está a recrutar novos participantes para aquela que será a sua 11ª edição.
O programa pretende ajudar a melhorar a aptidão física, mas também melhorar a qualidade de vida, o autoconceito e o bem-estar psicológico dos participantes.
É coordenado pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (DCD-UBI), em colaboração com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e com o Departamento de Psicologia e Educação, numa abordagem multidisciplinar que estuda e implementa o programa de recuperação para sobreviventes de cancro.
Fazem parte da equipa os docentes Dulce Esteves, Henrique P. Neiva, Ana Torres, Carla P. Fonseca, Mafalda Fonseca, Cristina Monteiro, Samuel Silvestre e os alunos Ricardo Madeira, Adriana Maia, Ana Antunes, Leonor Anjos, Mariana Ferreira, Mariana Pinheiro e Maria Polido.
Os benefícios do exercício físico na recuperação da doença oncológica estão amplamente fundamentados na literatura científica atual. No entanto, é importante que o exercício seja específico para cada pessoa considerando o seu quadro clínico e a sua etapa de recuperação, realça a equipa do programa.
Quem quiser participar deve entrar em contacto com os promotores do programa através o e-mail mama.move.ubi@gmail.com