Cineclube Gardunha inicia dia 16 programação de setembro

Na programação para o mês de setembro do Cineclube Gardunha “The Shrouds – As Mortalhas” é o primeiro filme a ser exibido, no dia 16. Trata-se de “uma proposta e uma visão indizíveis e avassaladoras, que só na sua fruição faz pleno sentido”.

Dois dias depois, no dia 18, tem lugar o último filme do catalão Albert Serra, “Tardes de Solidão”, um documentário e uma reflexão sobre Andrés Roca Rey, “a maior estrela mundial da tauromaquia atual”.


As sessões fecham na Moagem, no dia 23, com “Misericórdia” de Alain Guiraudie, que convoca desejos, segredos, transgressões e regressos a casa num tom burlesco, ambíguo e efabulatório originalíssimo.

A colaboração entre o Cineclube Gardunha e a Associação Cultural Fatela Sónica acontece com o Festival Fatela Sónica 2025, que decorre entre 26 a 28 de setembro. Portanto, um dia antes, no dia 25, terá lugar a sessão “Fantasma Lusitano”, em que Jorge Bruto será o sujeito principal.

Ainda no dia 25, durante a tarde, será ainda revelado outra faceta de Jorge Bruto, com leituras para miúdos e graúdos do seu livro infantojuvenil “A Princesa Klara”, por Marta Ramos.

O festival conta ainda com uma obra de cinema musicada ao vivo “O Emigrante”, de Charles Chaplin, com narrativa do coletivo Profound Whatever.

Todas as sessões são às 21:00 na Moagem, exceto dias 25 e 27.