António Beites, que nos últimos 12 anos presidiu ao concelho de Penamacor, eleito pelo PS, venceu as eleições para a Câmara Municipal de Belmonte, pelo Nós Cidadãos, e com maioria absoluta. Foi, talvez, a grande surpresa eleitoral na região.
António Beites considera que a vitória “é uma grande responsabilidade” que irá assumir logo que tome posse.
“Quero agradecer ao povo de Belmonte pela vitória e pela grande responsabilidade que me colocou nas costas. É para isso que cá estou, foi para isso que me candidatei e estarei cá, a partir do dia que tomar posse, por este grande concelho”, frisou aos jornalistas na noite de domingo.
Também sublinhou que o povo conseguiu “distinguir um projeto autárquico diferente dos restantes”, que provou que é possível vencer mesmo sem candidatos às juntas de freguesia. Frisa que a partir do momento que tomar posse vai trabalhar com todos os eleitos.
A candidatura do Nós Cidadãos consegui 3 mandatos, o PS elegeu 1 vereador e a coligação PSD/CDS consegui também um vereador.
Nas Juntas de Freguesia, em Belmonte foi reeleito, pelo PS, Hugo Adolfo, no Colmeal da Torre foi eleito o independente Pedro Almeida, em Maçainhas venceu o PSD, que elegeu Alexandra Pombo, nas Inguias venceu Luís Adolfo, pelo PS e em Caria foi reeleito, pelo PSD, Silvério Quelhas.
Para a Assembleia Municipal o Nós Cidadãos conseguiu 6 mandatos, o PS 5, o PSD 3 e a CDU 1 mandato.