Câmara de Penamacor aprova mais de 239 mil euros para apoio a instituições, entidades e famílias

A Câmara Municipal de Penamacor, na reunião privada de dia 3, sem a presença dos vereadores da oposição, aprovou por unanimidade apoios no âmbito desportivo, recreativo, social, artístico e para famílias, na área da edução, no valor global de 239.300 euros.

Em nota de imprensa dá conta que na área desportiva para a Associação Desportiva e Cultural de Pedrogão de São Pedro e para a Associação Desportiva Penamacorense, foi aprovado um apoio de 90 mil euros a cada, ambos a serem repartidos na época 2025/2026.


“No seguimento da política de apoios às famílias com alunos a frequentar os vários níveis de ensino no concelho”, foi deliberado o reembolso dos cadernos de fichas do ano letivo 2025/2026, constantes da listagem existente à data, num total de cerca de 7.000 mil euros, detalha a nota.

Aponta ainda no âmbito educativo, e no âmbito da candidatura da Santa Casa da Misericórdia do Fundão ao Programa Parcerias para a Inovação Social (com reconhecimento do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor),  que visa o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, foi deliberado atribuir um apoio financeiro no montante de 20.000 euros, distribuídos em três parcelas, para a implementação da atividade “BREAK THE WALL – A música como fator de integração”, através da Academia de Música e Dança do Fundão.

Foi, ainda, decidido atribuir à mesma instituição um valor de cerca de 16.000 euros no âmbito da dinamização do Pólo de Penamacor daquela academia.

Na mesma reunião, foi decidido atribuir à Comissão Fábrica Paroquial S. Salvador um apoio financeiro no valor de cerca de 12.800 euros e um apoio financeiro no valor de quarenta e 3.500 euros ao Centro Paroquial de Nossa Senhora da Quebrada para aquisição de uma viatura de transporte de passageiros adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

Foram também aprovados cinco protocolos de cedência de espaço de instalações, a título gratuito, nomeadamente à XARA-Associação de Solidariedade Social e Desenvolvimento Local de Meimão, à MADREC – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Meimão, à Junta de Freguesia da Meimoa, à Associação do Rancho Folclórico de Aranhas e à Associação de Caçadores do Concelho de Penamacor.