CCDR Centro desafia jovens a combater o idadismo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, CCDR Centro, lançou no Dia da Consciencialização do Idadismo, o Concurso Regional Idadismo Zero, que desafia os alunos do ensino superior da região Centro a apresentarem ideias para combater o idadismo.

Com este concurso, a CCDR Centro, em articulação com as instituições de ensino superior, pretende reconhecer e valorizar ideias, iniciativas e projetos que contribuam para o combate ao idadismo e para a promoção de uma cultura de respeito pelas pessoas mais velhas.


O idadismo surge quando a idade é motivo de divisão e discriminação, causando danos e injustiças, comprometendo a solidariedade intergeracional e constituindo um obstáculo à definição de políticas públicas e à promoção do envelhecimento ativo e saudável.

O concurso destina-se a todos os alunos do ensino superior público e privado da região Centro. As candidaturas podem ser apresentadas em equipas de um a três estudantes, com um professor responsável e o período de candidaturas decorre a partir de hoje até 15 de dezembro de 2025.

A iniciativa vencedora receberá um prémio repartido da seguinte forma: 750€ para a equipa de alunos vencedora e 250€ para o professor responsável.

O projeto vencedor será, sempre que possível, desenvolvido pela CCDR Centro, podendo ser implementado como boa prática regional no combate ao idadismo.