O Crucifixo oriundo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição já regressou ao Museu de Arte Sacra da Covilhã, depois de ter estado cedido ao Santuário de Fátima.
A peça “Crucifixo dos Terceiros”, uma escultura de Cristo Crucificado do século XVIII, pertencente à paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Covilhã e patente no Museu de Arte Sacra, foi devolvida no dia 22, encontrando-se já exposta e disponível para visita.
Recorde-se que, durante os últimos nove meses, esta escultura esteve no Santuário de Fátima, na Basílica da Santíssima Trindade, integrando uma exposição que decorreu de 30 de novembro de 2024 a 15 de outubro de 2025.
A escultura de Cristo Crucificado da Covilhã ocupou um lugar estruturante na exposição, tendo sido muito apreciada. Esta peça em madeira esculpida e revestida parcialmente a tela tem um alto valor simbólico e histórico para a cidade da Covilhã.
Conta a lenda que esta imagem, pertencente à Congregação da Ordem Terceira de São Francisco da Covilhã com cenáculo na atual Igreja Paroquial de N. Sr.ª da Conceição, fez os franceses recuarem assustados aquando das invasões francesas.
