Direção Regional do PCP: CDU ficou “aquém dos objetivos” na autárquicas

A CDU manteve o número de eleitos nas Assembleias Municipais e conquistou mais uma freguesia nas autárquicas de 12 de outubro, ainda assim “os resultados da CDU ficam aquém dos objetivos eleitorais traçados, em particular com a perda do vereador em Belmonte, e de 13 eleitos nas Assembleias de Freguesia”, frisa a Direção da Organização Regional do PCP em nota de imprensa.

No entanto, aponta a nota, “os resultados continuam a confirmar a CDU como importante força de esquerda no Poder Local” na região.


A CDU conseguiu cerca de 4060 votos para as Assembleias Municipais, correspondendo a 3,80% do total distrital, e 16 eleitos diretos. Manteve a liderança na Junta de Freguesia da Boidobra e conquistou a freguesia de Unhais da Serra, no concelho da Covilhã, dá conta a DORCB do PCP, que analisou os resultados na reunião de dia 17.

A DORCB do PCP sublinha que o resultado da CDU “é obtido num quadro particularmente difícil, inseparável do quadro político que condicionou e sobrepôs às características e à natureza local de eleições autárquicas, fatores no distrito de bipolarização, de busca do voto útil, e mais listas encapotadas de independentes em vários concelhos”.

Vinca que continuará a bater-se pelo seu projeto “na valorização dos serviços públicos, na defesa do Poder Local, na dignificação dos trabalhadores, na defesa das Micro Pequenas e Médias Empresas, defendendo a cultura enquanto direito, a água pública, o transporte público, a mobilidade e o planeamento urbanístico não sujeito aos grandes interesses económicos e financeiros, criando condições para se viver melhor no Distrito, desenvolver a região e fixar população”