Drogaria Moderna: tradição e inovação são segredos para 75 anos de sucesso

A Drogaria Moderna celebrou esta quarta-feira 75 anos de atividade. Trata-se de uma das mais icónicas lojas da Covilhã. O segredo para o sucesso, disse o proprietário à nossa reportagem, é o casamento perfeito entre tradição e inovação: manter a loja física o mais fiel possível ao original e vender na loja on-line os mesmos produtos tradicionais.

“Tive sempre o cuidado de manter a traça antiga do estabelecimento, manter os produtos de sempre, e ir melhorando, estando atento às novas tendências. De facto, tenho conseguido, muito pela parte da digitalização. Eu consegui integrar-me bastante bem com a loja online já desde 2012. Até mesmo aqui na própria loja física consigo integrar alguns apontamentos de modernidade sem perder a essência”, disse.


O estabelecimento foi distinguido recentemente com o estatuto de “Loja com História”, o que, avança João Pereira, é também uma homenagem ao pai, que fundou a loja e que a manteve durante 50 anos.

“Eu dei-lhe continuidade, consegui, com resiliência, manter a loja aberta e tenho a certeza, que se conseguisse ver, ele iria ficar bastante agradado com o facto de lhe dar continuidade e estar a crescer. Esta certificação é um prémio à minha resiliência e ao trabalho dele”, apontou.

Um espaço de comércio tradicional, entrar na loja é quase entrar no passado, mas aberto ao país todo graças à loja on-line, cujas vendas representam 50% do total no final do ano, sublinha João Pereira. Um lugar que foi conquistando graças à sua procura incessante dos “produtos de sempre”, onde quer que estejam.

“A loja online funciona basicamente para fora aqui da região, ou seja, eu vendo um pouco para todo o lado, porque de facto tenho uma gama de produtos bastante extensa e com coisas que já se não encontram com facilidade noutros lados e as pessoas vão à internet procurar e encontram a minha loja, porque a loja já está muito bem posicionada no ranking da Google e as pessoas quando fazem pesquisas por este ou por aquele produto uma das primeiras lojas a aparecer é a minha”, vinca.

Já o segredo para conseguir os produtos é ter fornecedores de “longa data”, por um lado, e por outro tentar encontrar produtos antigos que sejam repostos no mercado. Dá como exemplo o caso de desodorizantes antigos, da Lander, em frasco de vidro, que estiveram “desaparecidos” e que, graças à sua atenção conseguiu-os para a loja logo que foram repostos, sendo agora dos produtos que mais vende online.

Continua, também, a manter o laboratório, embora os “manipulados” de antigamente já não se façam. Ainda assim, vinca João Pereira, a venda a granel e a venda de matérias para manipular em casa está em franco crescimento.

A preocupação da nova geração com a sustentabilidade e a procura de produtos naturais explica muito desse crescimento, apontou também à nossa reportagem.

“Naquela época, as drogarias faziam manipulados com a maior das facilidades e até coisas medicamentosas, digamos assim”, começou por relatar, relembrando os 15 anos em que o seu pai, fundador da loja, trabalhou em farmácia e até tinha conhecimentos avançados sobre esta matéria. Relembra que se faziam produtos de aplicação tópica, para tratar problema como a caspa, por exemplo.

“Entretanto, a legislação foi apertando e foi impedindo que essas coisas se fizessem. Hoje em dia o laboratório mantém-se porque é a parte onde tenho o armazém e é a parte onde ainda tenho muitos produtos de venda a granel. O granel sempre esteve no ADN aqui da loja e hoje em dia está outra vez na moda, com estas exigências de menos plásticos, menos desperdício. Tenho ali detergentes ecológicos de venda a granel e também há um interesse crescente de pessoas que querem fazer os seus cosméticos em casa, sabonetes, velas, e eu tenho também tido o cuidado de ter esses produtos aqui para depois em casa as pessoas fazerem”, explicou.

Drogaria Moderna, uma história de sucesso com 75 anos, porque se soube adaptar às novas tendências sem nunca perder a essência, realça o proprietário.