A Câmara Municipal do Fundão, lamenta profundamente o falecimento de Fernando Paulouro Neves, histórico diretor do Jornal do Fundão. Decretou dois dias de luto Municipal, considerando-o, na nota de pesar, “ilustre cidadão do concelho do Fundão”.
Na nota recorda que “Fernando Paulouro Neves lançou “As Sombras do Combatente”, no dia 5 de outubro, dia da Implantação da República, na “sua” repleta Biblioteca Municipal do “seu” Eugénio de Andrade, num edifício cujo auditório passará a ter o seu nome”.
Figura ímpar da nossa história coletiva, Fernando Paulouro Neves, tal como referido na nota biográfica escolhida pelo próprio neste seu último legado, o livro que é um hino à liberdade, “As Sombras do Combatente”, foi “jornalista e escritor, foi chefe de redação e Diretor do Jornal do Fundão, tendo presidido ao Teatro das Beiras e sendo autor do blogue Notícias do Bloqueio”.
Na nota o município sublinha as suas palavras durante a apresentação do seu último livro, “a liberdade é uma batalha sem fim, e os que vierem depois de nós devem continuá-la, mesmo se tiverem de ser combatentes da sombra!”.
“Cidadão com forte empenho profissional, cívico, político, cultural e social na sociedade fundanense”, faleceu no dia 6 de outubro de 2025, aos 78 anos de idade.
Foto: Jornal do Fundão