A Guarda Nacional Republicana realiza a partir de hoje, dia 1 de outubro e até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”.
A Operação visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco de os idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de proximidade entre os idosos e os militares da Guarda e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança, frisa a GNR.
Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes.
No caso da Beira Interior (comandos territoriais de Castelo Branco e Guarda) em 2024 havia um total de 7846 idosos nestas condições, sendo que 2.240 foram sinalizados na área de intervenção de Castelo Branco e 5606 na da Guarda.