O projeto ‘Pontes de Voz’, da Mutualista da Covilhã, está entre os dez finalistas do Prémio Sonae Educação 2025, iniciativa que reconhece as melhores iniciativas nacionais de inovação e inclusão educativa, revela a Sonae em nota de imprensa.
Os três vencedores desta edição, que vão receber no total 150 mil euros, vão ser conhecidos no próximo dia 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
‘Pontes de Voz’ visa dinamizar o ensino informal de português de conversação para migrantes adultos em situação de vulnerabilidade, com foco em mulheres e famílias monoparentais. Em sessões práticas e oficinas realizadas em espaços públicos -como centros de saúde ou mercados – o projeto desenvolve competências linguísticas em contextos do quotidiano, facilitando o acesso à saúde, educação, emprego e cidadania.
Serão abrangidos 60 beneficiários diretos, com forte envolvimento da comunidade e parceiros locais. O Prémio Sonae Educação permitiria assegurar a totalidade da implementação das atividades e o impacto esperado na autonomia, integração e inclusão linguística dos participantes.
Com 466 projetos submetidos, esta terceira edição é a mais concorrida de sempre e confirma o crescimento de um movimento nacional de inovação e inclusão pela Educação. Entre escolas, associações, startups e organizações sociais, foram avaliadas 437 candidaturas elegíveis. É deste número que surgem os 10 finalistas agora conhecidos.
O júri de 2025 é composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).