Sport Tortosendo e Benfica desafia associações para implementar Unidade Local de Proteção Civil

O Sport Tortosendo e Benfica, em conjunto com a sua Secção Tortosendo Motorizado, pretende que as associações da freguesia colaborem para a Constituição de uma Unidade Local de Proteção Civil.

Em nota de imprensa informa que promove, dia 15 de outubro, às 18:30, na sua sede, uma reunião com todas as associações da freguesia, que tem como objetivo definir iniciativas individuais e conjuntas, até junho de 2026, para angariar fundos para a aquisição de uma viatura de combate a incêndios, que ficará ao serviço da freguesia do Tortosendo, bem como “colaborar para a constituição de uma Unidade Local de Proteção Civil, conforme previsto na legislação em vigor”, frisa a nota.


“Pretende-se, assim, envolver as associações da freguesia neste esforço comum, reforçando a capacidade de resposta coletiva em situações de emergência e aumentando a resiliência da comunidade face a riscos como incêndios e outras ocorrências”, está detalhado no documento.

No mesmo documento o Sport Tortosendo e Benfica sublinha “que a segurança e a proteção das populações exigem um trabalho articulado entre as instituições locais e que este projeto será tanto mais forte quanto maior for a união entre as diferentes associações e entidades da freguesia”.

Detalhe que este será “o primeiro passo para um projeto de cooperação comunitária, no qual todos serão chamados a participar em prol de um bem maior: a proteção da vida, dos bens e do património da nossa terra”, conclui a nota.