Hélio Fazendeiro, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, após a primeira reunião da autarquia, realizada hoje, em que foi aprovado por maioria que o quarto eleito pelo Partido Socialista, João Marques, seja vereador a tempo inteiro, procedeu à entrega de pelouros e delegação de competências para o mandato.
Assim, o presidente da Câmara Municipal fica com os seguintes pelouros: Freguesias; Cooperação Externa; Questões Jurídicas e Contencioso; Planeamento Estratégico e Fundos Comunitários; Administração Geral e Património; Finanças e Gestão Orçamental; Responsável pelo Acesso aos Documentos Administrativos; Responsável pelo Serviço de Apoio aos Órgãos; Economia, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia; Transportes, Mobilidade e Trânsito; Toponímia; Comunicação e Relações Públicas; Autoridade Veterinária; Desenvolvimento Rural; Obras e Projetos; Ordenamento do Território; Educação e Juventude e Habitação Municipal.
Regina Gouveia fica com as pastas do Turismo; Cultura; Ação Social e Saúde; Museus e Espaços Culturais e, conjuntamente com o Presidente da Câmara, Comunicação e Relações Públicas; Educação e Juventude e Habitação Municipal
Luís Marques fica com os Pelouros de Segurança e Proteção Civil; Recursos Humanos; Mercados; Ambiente; Associativismo e Desporto; Feiras e Eventos; Gabinete Técnico Florestal e Áreas Protegidas e, conjuntamente com o Presidente da Câmara, Planeamento Estratégico e Fundos Comunitários; Obras e Projetos e Ordenamento do Território.
João Marques terá as pastas de Infraestruturas e Instalações Municipais; Fiscalização Municipal; Informática e Modernização Administrativa; Aprovisionamento, Compras e Inventário; Cemitérios; Serviços Operativos, Oficinas e Parque de Máquinas; Defesa do Consumidor; Urbanismo e Sistema de Informação Geográfica e, conjuntamente com o Presidente da Câmara, Questões Jurídicas e Contencioso; Administração Geral e Património; Finanças e Gestão Orçamental; Economia, Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia e Transportes, Mobilidade e Trânsito.
No final da reunião, aos jornalistas, Hélio Fazendeiro adiantou que terá como adjunto João Flores Casteleiro e que para já não vai nomear vice-presidente. Como secretária terá Mafalda Proença.
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã também sublinhou que para já “não mexeu na estrutura orgânica da Câmara, sublinhando que no futuro “irá fazer uma apreciação critica sobre o funcionamento.
“Nós não chegamos para renegar o passado, mas também não chegamos para manter tudo como estava. A minha intenção, enquanto Presidente de Câmara, é manter e melhorar o que já funcionava bem e corrigir e ajustar o que funcionou menos bem, ou que pode funcionar ainda melhor”, disse.
