Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) e o LabCom organizam, nos dias 13 e 14 de novembro, mais uma edição do Congresso Internacional de Jornalismo para Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial (JDMIA 2025). O encontro reúne investigadores, profissionais dos media e estudantes para discutir as transformações em curso no ecossistema informativo impulsionadas pela Inteligência Artificial e pela comunicação móvel.

A Sessão de Abertura será proferida pela investigadora Pilar Sánchez-García (Universidad de Valladolid, Espanha). A conferência intitulada “Desafíos de la ‘IA mediática’: integrada, ética e interdisciplinar” decorre no dia 13 de novembro, às 9:30, e irá explorar os riscos, potencialidades e desafios éticos que a incorporação da IA coloca ao jornalismo contemporâneo.


O congresso contará ainda com uma Sessão de Debates Profissionais sobre Jornalismo e Inteligência Artificial, reunindo dois especialistas de referência no panorama ibérico: David Corral Hernández, responsável de inovação na RTVE (Espanha) e Diogo Queiroz Andrade, fundador da Rprt.ai (Portugal), plataforma que integra IA generativa e fluxos de trabalho jornalísticos.

Para além das sessões plenárias, o JDMIA 2025 integra cinco sessões temáticas que reúnem investigadores de Portugal, Espanha e Brasil.

O congresso pretende estimular o diálogo interdisciplinar, promover a transferência de conhecimento entre academia e mercado e contribuir para o desenvolvimento de práticas jornalísticas mais informadas, responsáveis e sustentáveis na era da automatização e da alta velocidade informacional, detalha a organização.

A inscrição para assistir às sessões é gratuita e pode ser feita pela página www.jdm.ubi.pt.