Covilhã Creative Week oficialmente aberta. Semana de “inspiração, diálogo, inovação e cultura”  

Está oficialmente aberta a IV edição da Covilhã Creative Week, uma iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito da Covilhã Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.

Na sessão de abertura, que decorreu hoje ao início da tarde, Hélio Fazendeiro, naquele que foi o seu primeiro ato público como presidente da Câmara Municipal da Covilhã, realçou a celebração da criatividade que este evento representa, dando enfoque, também, à reflexão, ao encontro de ideias e à transformação que esta pode potenciar.


Apresentou a iniciativa como “uma celebração da criatividade, da inovação e da cultura, mas também um espaço de reflexão sobre o papel das cidades criativas no desenvolvimento económico e social”, desejando que esta “seja uma semana de inspiração, de diálogo e de muitas parcerias”

“Que daqui saiam ideias capazes de transformar o nosso território, porque a criatividade não é apenas uma expressão artística: é uma forma de governar, de empreender e de viver em comunidade”, vincou.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã sublinhou, ainda, que esta semana criativa “representa um marco nas políticas públicas que o Município tem vindo a desenvolver, para consolidar a Covilhã como uma cidade criativa e sustentável”.

Recordou a aposta feita “em programas de apoio à economia criativa, à inovação social e à requalificação urbana com base na cultura e na arte pública”, mostrando-se convicto “que o desenvolvimento se faz não apenas com infraestruturas, mas com ideias, talento e participação cívica”.

Nesta área sublinhou as parcerias estratégicas, com a UBI, comunidade educativa, com empresas, startups e instituições culturais, para criar “um ecossistema que valoriza o conhecimento, estimula o empreendedorismo e atrai jovens talentos”.

“Um trabalho colaborativo essencial para transformar a criatividade em motor económico e em ferramenta de coesão social”, defendeu.

Sublinhando que a economia criativa é um setor estratégico a nível mundial, que promove emprego qualificado e inovação, sublinhou que na Covilhã há “consciência desse potencial”.

“Estamos a construir uma rede sólida de projetos, incubadoras e eventos que dão visibilidade e apoio às indústrias culturais e criativas locais”, salientou.

Realçou ainda a Covilhã Creative Week como “ponto de encontro. Um espaço de partilha entre artistas e engenheiros, designers e investigadores, empreendedores e comunidade”, onde se cruzam “linguagens, ideias e visões do mundo”, concluindo que é “dessa mistura que nasce a inovação que transforma territórios”.

Também realçou que a autarquia a que presidente pretende reforçar “políticas públicas que estimulem a criação, que apoiem o talento local e que promovam a inclusão social através da cultura”.

Regina Gouveia, Vereadora da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, reforçou que o propósito desta Covilhã Creative Week, com o tema genérico “A Cidade e o Design”, é “atrair para a cultura do design a comunidade em geral” por um lado, e, por outro, “atrair investidores e visitantes, reforçando o posicionamento estratégico e competitivo da Covilhã na área do investimento e do turismo”, mantendo o enfoque na “comunicação do design como um parceiro da arte”, como se pode verificar nas várias exposições, conversas e oficinas propostas ao longo da semana.

Na sessão de abertura participou ainda Ana Paula Duarte, Reitora da UBI, que sublinhou o “entusiasmo” com que a academia é parceira desta iniciativa, frisando que a Covilhã reforçou a área da criatividade, desde que recebeu o título de Cidade Criativa da UNESCO.

“A Covilhã tem vindo a afirmar-se como um território de inovação e regeneração. Desde que recebeu o título de cidade criativa da UNESCO tem reforçado o seu papel como laboratório vivo de ideias, onde a tradição e o futuro fazem um esforço por se encontrarem”, disse, vincando que na UBI se acredita que “a criatividade é uma competência essencial para os desafios do século XXI”.

Desafiou a comunidade a deixar-se inspirar, frisando que esta semana pode ser “o ponto de partida para novos projetos e para uma cidade cada vez mais viva, mais inclusiva e mais criativa”.

Na sessão participou também a vereadora da CM Caldas da Rainha, Conceição Henriques, em representação das três cidades criativas que participam em exposições no âmbito desta semana, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Leiria.  

Sublinhou que a Criatividade tem um potencial transformador das cidades e um valor comercial, financeiro e económico, na medida que tem um efeito positivo colateral em outras atividades.

Anabela Freitas, vice-presidente do Turismo do Centro, sublinhou a importância da Rede de Cidades Criativas para o turismo, vincando que “não se deve basear a economia no turismo, mas sim apostar em áreas como a criatividade e a arte, na nossa identidade, e o turismo surge a seguir”, disse.

“O turismo só existe se a montante um conjunto de outras coisas acontecerem”, disse.

A Covilhã Creative Week decorre até sexta-feira, com um programa que contempla exposições, com destaque para “Design Encaixa” que decorre na Praça do Município, oficinas, conversas criativas e conferências que decorrerão no Teatro Municipal até dia 14.

Pode consultar o programa completo AQUI