Covilhã “Encaixa” com design

A mostra “Design Encaixa”, inaugurada este sábado e que está patente até dia 14 na Praça do Município, é um dos momentos altos da IV Covilhã Creative Week.

Trata.de se uma iniciativa lançada na edição 2024 da semana criativa e que este ano se repete, trazendo o design para o espaço público, com 15 projetos em caixas para descobrir, como resultado de “desafios criativos” lançados a escolas, à UBI e a empresas.


“Nós consideramos ser a componente diferenciadora mais exigente e que mais orgulho nos dá como Cidade Criativa, é o facto de um projeto conseguir ligar escolas e universidade a empresas”, sublinhou Regina Gouveia, Vereador com o Pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, durante a inauguração da mostra.

Sublinha que se trata de ligar cinco escolas, nove empresas, dois cursos da UBI, designers e empresários que colocaram os seus profissionais ao serviço dos projetos e muitos alunos e professores que “fizeram acontecer”, destacou a autarca.

O designer Vasco Pinho, curador da exposição, realça que os projetos resultantes dos desafios lançados às escolas e empresas “foram além das expectativas”, vincando que surgiram na fase inicial inúmeras ideias, que foi necessário selecionar.

Do problema colocado às escolas e empresas: Como é que podem contribuir, através do design, para modificar o território e a comunidade, tendo por base os territórios afetados pelos incêndios, chegou-se a projetos extraordinários, vincou durante a inauguração da mostra que decorreu este sábado à tarde.

Assim, pode ver, da Escola Secundária Campos Melo, com a empresa WDRetail, o projeto “Estrela Segura”; da Escola Frei Heitor Pinto, com o Grupo Ropre, o projeto “Bio refúgio”, da EPABI o projeto “Chama Ajuda”, desenvolvido com a empresa Gigarte, da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa o projeto Apicover, junto com a empresa J. Gomes e da Escola Quinta das Palmeiras o projeto FireSave, com a empresa CDNTV.

Há ainda caixas com os projetos resultantes do trabalho dos cursos de Design Moda e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, da UBI, com as empresas Twintex, Benoli, Grasil e Confeções Lança, neste caso o desafio foi transformar monos, restos de coleções, em novos produtos.

Pode ainda ver trabalhos desenvolvidos pela Modatex e de três cidades criativas, Caldas da Rainha, Castelo Branco e Leiria, tanto na exposição da Praça do Município como na que está patente no Teatro Municipal da Covilhã.

Há ainda outras iniciativas a decorrer, até dia 14, no âmbito desta IV edição da Covilhã Creative Week.

Pode consultar o programa completo AQUI