A Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude distinguiu a Câmara Municipal da Covilhã como “Melhor entidade pública promotora de voluntariado”, tratando-se de um prémio não pecuniário.
A distinção aconteceu a 17 de novembro, em Coimbra, durante a entrega dos prémios “Boas Práticas do Voluntariado Jovem”.
Para a atribuição do prémio contribuiu o projeto: “Tecer um Agora e um Amanhã Verde: Vigilância na Estrela”, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
O júri constituído por Catarina Durão, diretora regional do centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, Patrícia Monteiro, diretora do Centro de Respostas Integradas de Viseu e Rui Ventura, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, analisou as candidaturas de 16 entidades das regiões de, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.
A candidatura mais votada foi o Grupo Desportivo e Recreativo da Granja, com o a designação “Granja Ativa – Campo de Trabalho Internacional”.
O “Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem” tem a finalidade de selecionar, de entre os programas de voluntariado, nomeadamente dos Programas Agora Nós, Gerações Z, Namorar com Fair Play e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, a entidade com o projeto apoiado pelo IPDJ que apresente a melhor prática de voluntariado jovem.
Visa reconhecer a organização e/ou promoção de atividades de voluntariado, ao abrigo dos programas mencionados, como práticas com impacto junto da comunidade e determinantes para a aquisição pelos jovens voluntários, através da aplicação de metodologias de educação não formal e/ou informal, de competências pessoais e sociais.
Valoriza, ainda, a aquisição de hábitos de participação cívica e potenciam a divulgação de modelos de organização de futuras atividades de voluntariado jovem.
