João Casteleiro (PS) foi reeleito presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.
A Mesa foi eleita, após a tomada de posse dos membros eleitos e dos presidentes de Junta que por inerência de cargo também compõe o órgão.
Para a Mesa da Assembleia Municipal foi apresentada uma única lista, com João Casteleiro como Presidente da Mesa, Sandra Ferreira como primeira-secretária e Vítor Pinho como segundo-secretário. Foi eleita com 34 votos a favor, 12 brancos e 4 contra
Na sua intervenção, após o ato de instalação dos órgãos, João casteleiro entregou um “caderno de reivindicações” a Hélio Fazendeiro, em que se destacam as palavras de Sérgio Godinho:
“Não posso deixar de entregar um pequeno Caderno de Encargos ao Senhor Presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, que, estou seguro, faz parte já da sua Visão Geral para a Governação do Município” … “Não vou desenvolver as batidas palavras de Sérgio Godinho: Paz, Pão, Habitação, Saúde, Educação, tantas vezes repetidas. Mas gostaria de ver na agenda de todos nós as palavras, que sei estarem na sua”, disse, elencando necessidades como “Creches e Infantários – para os mais pequenos; Habitação e Emprego – para os jovens; Mobilidade – Cidades, Vilas e Aldeias com ruas e passeios que motivem os idosos a caminhar e Saúde”
Também frisou que pretende que neste mandato os mais necessitados tenham uma atenção especial, sublinhando que durante a campanha se deparou com muitos idosos sós ou isolados. A solidão é uma “doença”, realçou.
“Que este seja um mandato em que, para além das calçadas, dos muros e das estradas imprescindíveis, saibamos também identificar, tratar e acarinhar os espíritos mais solitários e silenciosos das nossas Cidades, Vilas e Aldeias”, apelou.
Na sua intervenção sublinhou e evocou o passado da Covilhã, homenageou Fernando Paulouro Neves, e agradeceu “a coragem” de todos os eleitos por se colocarem ao serviço do coletivo.
A Assembleia Municipal é constituída por 26 eleitos e mais 25 presidentes de Junta de Freguesia.
Como eleitos tomaram posse: João Casteleiro (PS), Nuno Fazenda (PS), Luís Veiga (PPD/PSD), José Páscoa (MIPP), Catarina Mendes (PS), Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP/IL +Covilhã), Nuno Pedro (PS), Leonor Cipriano (PPD/PSD) Amadeu Alberto (CH) , João Flores Casteleiro (PS), Vítor Reis Silva (PCP-PEV CDU), Paulo Rosa (MIPP), Sandra Ferreira (PS), Nuno Ezequiel (PPD/PSD), Pedro Bernardo (PS), Vera Oliveira (CDS-PP/IL +Covilhã), Afonso Mousaco Gomes (PS) que esteve ausente e tomará posse na primeira reunião do órgão, Ana Branco (MIPP), António Saraiva (PPD/PSD), Francisco Farias (CH) , Beatriz Duarte (PS), Vânia Neves (PS), Carla Lourenço (CDS-PP/IL + Covilhã), Ana Simões (PPD/PSD), Vítor Pinho (PS) e Mónica Ramôa (PCP-PEV CDU).
