O Hospital Faz-de-Conta é um projeto do MedUBI, Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, com o objetivo de desmistificar o medo da bata branca nos mais novos. Este ano vai decorrer na semana entre 17 e 21 de novembro, e destina-se a crianças dos 3 aos 7 anos que “irão novamente poder levar os seus bonequinhos ao hospital para tratar pernas partidas ou dores de barriga”, realça a organização.
Para o MedUBI esta é uma forma lúdica de as crianças se familiarizam com o ambiente hospitalar e com os procedimentos médicos, perderem o medo dos instrumentos utilizados e estabelecerem uma relação cimentada na confiança com os médicos.
Trata-se de um projeto organizado por estudantes de medicina e que conta com a colaboração de alunos de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Optometria e Ciências da visão.
Tem vindo a crescer a cada ano, sendo que numa só semana, na edição de 2024, cerca de 800 crianças visitaram as instalações, contando com a presença de 27 escolas e, ainda, de 20 utentes da APPACDM e AFACIDASE, com necessidades especiais, no dia denominado como “dia da inclusão”.
Foto: arquivo RCC
