Tal como já é tradição a partilha de um bolo típico da Covilhã, o Bolo Nevão, com 100 metros, é o momento alto da abertura da iniciativa Natal com Arte que decorre na Covilhã até 6 de janeiro.
A Praça do Município recebeu centenas de pessoas para esta partilha, para a sempre aguardada chegada do Pai Natal, este ano “auxiliado” pelos bailarinos da companhia Kayzer Ballet e para a visita ao Mercadinho de Natal.
As barraquinhas e animação para os mais novos, com um “comboio especial de Natal”, preenchem a Praça, com o intuito de tornar a quadra “mais calorosa” para os covilhanenses e visitantes, sublinhou Hélio Fazendeiro, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
“Um Natal caloroso, um Natal mobilizador, o Natal mais quente na porta de entrada da Serra da Estrela, onde conseguimos juntar um conjunto de atividades, eventos e equipamentos que se enquadram no espírito natalício e que procuram atrair mais pessoas à Covilhã, mais pessoas ao centro da cidade, procuram levar também um pouco de amor, de luz, de empatia, que são os valores desta época natalícia, ao coração de todos os covilhanenses e de todos aqueles que nos visitam”, disse.
Para além das iniciativas mais lúdicas, o Natal com Arte aposta também no Mercadinho, este ano com mais barraquinhas também na zona do Centro Cívico, onde estão as iniciativas para os mais pequenos, com o objetivo de proporcionar oportunidade aos artesãos e ao público de encontrar lembranças diferentes do que consegue, por exemplo, nas grandes superfícies, detalhou também Hélio Fazendeiro, vincando que o objetivo é também estimular a economia local.
O dia da abertura fica marcado pela partilha do Bolo Nevão, que nesta edição conta com o mecenato da empresa “Sineiro Residence”, o apoio da Nata Lisboa – Covilhã e a colaboração das pastelarias Padaria Dias, Padaria do Centro, Padaria e Pastelaria Colmeia Doce e Pastelaria e Padaria Pérola Doce.
Um momento de partilha e convívio que estas empresas também já aguardam de ano para ano, sublinharam à nossa reportagem.
Recordar que a confeção do Bolo Nevão, em que cada empresa contribui com cerca de 25 metros de bolo, foram precisos 100 Kg de farinha, 400 ovos, 10kg de margarida, 10 de açúcar e cerca de 40 kg de coco e doce de ovo para rechear.
A partir de hoje a iluminação de Natal também já brilha na cidade, com realce para as rotundas, que foram decoradas pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho.
Nesta quadra, e à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a acrescentar à meia hora que já é grátis no silo-auto da Praça do Município e no da Estação, haverá mais meia hora gratuita, totalizando uma hora, avançou também o presidente da Câmara Municipal, em declarações aos jornalistas, à margem da abertura do Natal com Arte.
A medida será discutida na próxima reunião do executivo, na próxima sexta-feira, para depois entrar em vigor.
