“Natal com Arte” na Covilhã entre 30 de novembro e 6 de janeiro

O já tradicional programa “Natal com Arte”, iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã, vai este ano decorrer entre 30 de novembro e 6 de janeiro, dando eco às tradições que o programa criou e reforçou ao longo dos anos, mas também com algumas novidades, como seja uma maior participação das freguesias, avançou hoje Regina Gouveia, Vereadora da Cultura na autarquia, durante a reunião pública.

“Pretendemos que o Natal com Arte seja um programa de comunidade, com a comunidade e para a comunidade e que esteja ligado a artes e é nesse caminho que prosseguimos no programa deste ano”, disse.


Sustenta que “o Natal é uma época de tradições, e por isso queremos reforçar as tradições que iniciámos a dada altura e que queremos consolidar”, frisou também a autarca.

Neste âmbito, sublinha o momento de abertura do evento, em que acontecerá a partilha de um Bolo Nevão gigante, com apoio de padarias e pastelarias do concelho. Será o momento para acontecer também a tradicional abertura da Aldeia Natal, e do Mercadinho que anima a Praça do Município nesta quadra. A chegada do Pai Natal, é outro dos momentos sempre aguardados e que acontecerá também na tarde de dia 30.

Neste dia a animação estará a cargo do Coro Misto da Beira Interior e da Companhia Kayzer Ballet.

Este ano, vincou a autarca, as freguesias são chamadas a ter uma maior, e mais ativa, participação.

As freguesias estarão envolvidas na iniciativa «Os Nossos Presépios» uma mostra de presépios em que cada uma das Juntas escolhe um para estar na mostra. Além disso será também realizado um Mercadinho das Freguesias que servirá para trazer sabores locais, mas também o artesanato e jogos tradicionais, detalhou a vereadora.

Haverá ainda iniciativas no Mercado Municipal, associadas a sabores tradicionais da região: A cereja, a cherovia o pastel de molho e o pêssego que, em quatro sábados, e por esta ordem, estarão em evidência, com a presença de confrarias e da Freguesia de Orjais, neste caso relacionada com o pêssego.

Um Natal que terá uma grande participação de artistas, disse Regina Gouveia

“Pintores da Covilhã, que vão estar a pintar o Natal, os escultores que estarão a moldar o Natal na Galeria António Lopes e os escritores que estarão a contar o Natal”, descreveu, anunciando ainda que haverá várias oficinas artísticas que acontecerão em diversos espaços da cidade.

No evento haverá ainda animação musical em diversos momentos, com a participação de entidades do território, para além das tradicionais atividades para os mais novos, com animação em permanência.