Promove 2025 atribui 6,4 milhões a 53 iniciativas de valorização do Interior. 10 ideias são da UBI

Programa Promove 2025 da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), atribuiu apoios no valor de 6,4 milhões de euros para apoiar 33 projetos e 20 ideias inovadoras que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.

Entre os premiados estão projetos desenvolvidos com as instituições do ensino superior, dirigidos à valorização do património natural e cultural, ao aproveitamento de subprodutos agrícolas, à gestão da água e à minimização das alterações climáticas.


Na região a UBI tem 10 projetos/ideias vencedoras.

“Paisagens de Cuidado e Domesticidade”. O projeto propõe-se documentar as paisagens habitacionais e histórias de migrantes e refugiados acolhidos no Fundão, utilizando Inteligência Artificial (IA), para criar um arquivo digital interativo e multilíngue e promover workshops participativos, exposições itinerantes e debates públicos, que permitirão amplificar as vozes migrantes e fomentar a coesão social.

Eco-Pack – Embalagens Biodegradáveis para Cosméticos Utilizando Subprodutos da Beira Interior. A ideia consiste na criação de embalagens biodegradáveis e inovadoras com base na fibra de cana comum e em subprodutos vegetais regionais da Beira Interior para a indústria cosmética

NanoHPVac – Nano- Liposomal Delivery System for the Prevention and Therapy of HPV- Related Cancers. A ideia consiste no desenvolvimento de uma vacina de DNA inovadora com ação preventiva e terapêutica contra o cancro do colo do útero e outros cancros associados ao vírus do papiloma humano (HPV).

CancerAlert@FIRE: Avaliação do impacto dos incêndios florestais no desenvolvimento do cancro. A ideia consiste na investigação da ameaça dos incêndios florestais para o desenvolvimento do cancro, partindo da caracterização da composição dos solos de áreas queimadas nos últimos 10 anos na Zona das Beiras e Serra da Estrela.

APTARGET – Apontamentos para a degradação direcionada de proteínas. A ideia propõe desenvolver uma abordagem inovadora para a medicina personalizada, focada na degradação específica de proteínas associadas a patologias como cancro.

miRCaP- Potencial terapêutico de miRNAs da Carqueja no Cancro da Próstata: Um tesouro da Beira Baixa         . A ideia propõe avaliar o efeito da carqueja (“Pterospartum tridentatum”) e dos seus miRs nos marcadores do cancro da próstata, visando promovê-la como solução acessível e sustentável para o desenvolvimento de intervenções nutricionais de prevenção e tratamento.

Elaboração de suplemento alimentar para ovinos e caprinos à base de soro e extrato de mirtilo. A ideia propõe a criação de um suplemento alimentar para ovinos e caprinos, combinando o soro de leite – um subproduto tipicamente descartado – com extrato de mirtilos, promovendo assim a valorização de subprodutos agroindustriais da Beira Interior.

DrinkSense – Porta-Chaves Inteligente para deteção de estupefacientes. A ideia consiste num porta-chaves inovador e funcional em tecido inteligente projetado para aumentar a segurança em ambientes sociais, como festas e eventos, onde há risco de contaminação de bebidas com substâncias indesejadas e perigosas.

A23 Cinema em Movimento: oficinas de audiovisual para estudantes         . A ideia consiste na criação de oficinas de audiovisual destinados a alunos de quatro escolas secundárias localizadas na Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Guarda, sendo as curta-metragens resultantes apresentadas numa mostra itinerante nas 4 cidades participantes, promovendo a cultura e a capacitação audiovisual no contexto regional.

SQUALIVE . A ideia consiste na utilização do bagaço de azeitona – um dos maiores subprodutos obtidos em Portugal – como alternativa ao uso de tubarões para obter esqualeno, um ingrediente essencial à indústria farmacêutica e cosmética.