O GAL Cova da Beira 2030, gerido pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, vai realizar três sessões de esclarecimento presenciais sobre o Aviso de Abertura de Candidaturas à intervenção Pequenos investimentos na exploração agrícola, no âmbito do PEPAC 2023–2027.
As sessões destinam-se a agricultores e entidades com explorações agrícolas nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, com o objetivo de apoiar a preparação de candidaturas e garantir o esclarecimento de dúvidas relativas a condições de acesso, tipologia de investimentos elegíveis, níveis e taxas de apoio e procedimentos de candidatura.
As sessões realizam-se no Fundão, dia 27 de novembro, às 16:30 na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, em Belmonte dia 2 de dezembro, às 16:30 na Sala da Assembleia Municipal e na Covilhã, dia 3 de dezembro, às 16:30 na Biblioteca Municipal.
A intervenção Pequenos investimentos na exploração agrícola tem como finalidade apoiar investimentos de pequena dimensão, entre 2 000 € e 50 000 €, que contribuam para a modernização e adaptação das explorações agrícolas, promovendo melhores condições de trabalho e de produção, maior eficiência no uso da água e da energia, e o recurso a soluções tecnológicas e digitais ajustadas à realidade da agricultura na Cova da Beira.
“Estas sessões são um momento fundamental para aproximar o GAL dos agricultores, esclarecer questões práticas e garantir que ninguém deixa de se candidatar por falta de informação. Queremos apoiar pequenos investimentos que tenham um impacto real na competitividade, sustentabilidade e resiliência das explorações agrícolas da Cova da Beira”, sublinha Hugo Gomes, diretor executivo da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural.
A participação nas sessões é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do formulário junto das plataforma online da RUDE.
