ULS da Cova da Beira implementa programa inovador de fisioterapia digital

A ULS da Cova da Beira iniciou a implementação de um inovador programa de fisioterapia digital, em colaboração com a empresa tecnológica Sword Health, referência internacional na área da telerreabilitação, avança a ULS em nota de imprensa.

Esta iniciativa destina-se a utentes com dificuldades de deslocação, horários de trabalho incompatíveis com o funcionamento destes serviços, e ainda outras condicionantes que limitem o acesso aos cuidados de reabilitação.


A ULS já referenciou, desde 1 de outubro, 49 utentes para acompanhamento através da Sword Health, sendo que estes apresentam diagnósticos de omalgia, cervicalgia, lombalgia, gonartrose e coxartrose.

Tânia Churro, fisioterapeuta coordenadora da ULS da Cova da Beira, afirma que “a fiabilidade da Sword Health nos cuidados de fisioterapia digital e a possibilidade de oferecer mais uma opção de acesso a cuidados de reabilitação de qualidade à nossa população estiveram na base desta colaboração.”

“Para a realização destas sessões, é disponibilizado equipamento próprio, incluindo tablets e sensores de movimento, bem como uma equipa dedicada de fisioterapeutas que acompanha remotamente os doentes, assegurando assim elevados padrões de qualidade, segurança e confidencialidade”, pode ler-se ainda na nota.

Segundo João Marques Gomes, Presidente da ULS da Cova da Beira, “esta é uma abordagem pioneira em Portugal, que marca um passo decisivo na modernização dos cuidados de reabilitação. Estamos convictos de que este novo modelo irá proporcionar aos nossos utentes um acesso mais célere à fisioterapia, com melhores resultados na recuperação e uma maior satisfação com os cuidados recebidos.”

Recordar que a Sword Health foi fundada em 2015, no Porto, e oferece cuidados de reabilitação e prevenção de elevada qualidade, acessíveis em qualquer lugar.