Em nota enviada à RCC a União dos Sindicatos de Castelo Branco lamenta o falecimento de Pilar Azevedo Lourenço, natural do Casal da Serra (Tortosendo), “uma das imprescindíveis”, sublinha a nota de pesar. “Perdemos uma Mulher de Abril”, remata. Pilar Lourenço tinha 81 anos.
Foi delegada sindical na empresa Moura & Matos e foi dirigente do Sindicato Têxtil da Beira Interior e da União dos Sindicatos de Castelo Branco/CGTP-IN.
“Foi e será uma mulher e uma sindicalista marcante. Foi uma combatente pela liberdade, pelos trabalhadores, pela igualdade entre mulheres e homens, pela transformação da sociedade, pelo seu Tortosendo e pelo seu Casal da Serra. A Pilar foi decisiva no trabalho sindical de defesa dos direitos dos trabalhadores na sua empresa. Mas foi mais que isso, foi uma dirigente muito importante na integração de mulheres nas direções sindicais, num tempo em que os preconceitos e as ideias conservadoras quanto ao papel da mulher eram ainda muito fortes e discriminatórios. Ela ajudou a abrir horizontes e a fazer com que, no movimento sindical no distrito de Castelo Branco, a igualdade fosse uma realidade vivida e consolidada”, detalha a nota.
Considera-a “corajosa, determinada e solidária. Era uma camarada e uma amiga em quem se podia confiar e os trabalhadores, que ela defendia com convicção e firmeza, confiavam nela, estimavam-na e elegiam-na sempre como sua representante”.
A sua forma de ser e de estar “granjearam-lhe a estima, a admiração, o reconhecimento e o respeito de todas e de todos com quem se relacionou, mesmo das e dos que não partilhavam as suas ideias”, frisa ainda a nota.
Também sublinha que foi uma militante convicta do PCP е, enquanto a saúde lho permitiu, esteve sempre presente nas suas ações, iniciativas e luta por uma sociedade mais justa, liberta da exploração do homem pelo homem.
Conclui que “a Pilar é uma pessoa marcante na vida dos trabalhadores e do Tortosendo. Os trabalhadores, o movimento sindical e o Tortosendo perdem uma cidadã plena e integra. Hoje todos estamos mais pobres”, termina.
