Mutualista da Covilhã apresenta projeto “Alô…275!”

Depois de receber o Prémio BPI Fundação “La Caixa Seniores” em 2024, foram apresentados, no dia 28 de novembro, os resultados no terreno projeto “Alô…275!”, programa da Mutualista da Covilhã, que apoia os séniores do concelho.

Este projeto, com foco no combate ao isolamento social e prevenção da saúde mental na população sénior da Covilhã, inclui uma linha telefónica para o contacto regular, consultas de psicologia ao domicílio e ainda uma rede de apoio voluntário para acompanhar atividades diárias.


Isabel Malaca, Psicóloga da Mutualista Covilhanense, explicou os objetivos do projeto e referiu ainda, que desde que o projeto se encontra no terreno, já foram realizadas cerca de 500 chamadas telefónicas.

“O alô 275 nasceu com objetivos muito claros, promover a saúde mental, o aproximar de gerações, prevenir o isolamento social, criar uma resposto de proximidade e é nesse sentido que nós trabalhamos. Já fizemos mais de 500 chamadas telefónicas, acompanhamos rotineiramente 20 utentes com sessões de psicologia e contamos com 30 voluntários.”

Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração da Mutualista da Covilhã, salientou, durante a conferência de imprensa, que vão continuar a cuidar das pessoas e a ter uma ligação direta com o serviço domiciliário.

“Vamos continuar a cuidar das pessoas, apostar nos cuidados de saúde preventivos e sobretudo na componente da saúde mental. Este projeto tem uma ligação direta com o serviço domiciliário, o nosso foco é esses utentes, que neste momento temos 60, mas pretendemos escalar para 100.”

“Este projeto é uma linha telefónica regular, mantemos a comunicação com as pessoas, não só com as consultas de psicologia, mas também com a relação direta do telefone e da presença”, frisou ainda Nelson Silva.

Com mais de 500 chamadas realizadas, 104 consultas de psicologia (avaliações/sessões), 20 utentes já seguidos regularmente e 30 voluntários, existem ainda alguns preocupações por parte da Mutualista.

Nelson Silva referiu que uma das grandes inquietações nos últimos anos com alguns dos projetos que vão desenvolvendo diz respeito ao “fazer o levantamento daquilo que se vai encontrando nas aldeias, aquilo que são os saberes.”

O projeto tem a estimativa de um ano de duração, com expectativa de continuidade após esse período e pretende chegar a 60 séniores (utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da Mutualista), sendo que a equipa é constituída por 3 técnicos (1 psicóloga, 1 assistente social e 1 coordenadora do projeto).

Foram ainda assinados dois protocolos de cooperação, com duas associações da Covilhã: o Clube União, representado pelo Presidente, Ponces de Carvalho, e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio, que foi representado pelo Presidente, Vítor Tomás, e ainda José Simões.

Recorde-se que este é o 5º projeto da Mutualista da Covilhã apoiado pelo BPI, a Fundação La Caixa nos últimos anos, e o Prémio BPI Fundação “La Caixa Seniores”. Sendo que é o 22º prémio nacional recebido pela Mutualista da Covilhã na última década.