Câmara da Covilhã apoia programa Viv’Aldeias com 40 mil euros

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na reunião de dia 5, um protocolo de apoio à Mutualista da Covilhã para a realização do projeto Viv’Aldeias no valor de 40 mil euros.

Segundo explicou Hélio Fazendeiro aos jornalistas, para além deste apoio monetário, a autarquia suporta ainda os custos com combustíveis e motorista necessário ao projeto.


O presidente da Câmara Municipal da Covilhã sublinha que com este projeto, a Mutualista da Covilhã, com apoio da autarquia, promove um conjunto de medidas e ações que melhoram a qualidade de vida dos maios idosos nas aldeias, detalhando atividades na área da saúde e psicologia, mas também jogos tradicionais e outros.

Sendo uma iniciativa da Mutualista, “o Município é determinante” com o apoio que disponibiliza, vincou o autarca.

Um apoio que a Câmara Municipal dá também ao programa da Unidade Móvel de Saúde, “um trabalho de colaboração que tem existido, para apoiar a qualidade de envelhecimento nas aldeias e na comunidade”, disse.

O projeto Viv’Aldeias, que já está no terreno, pretende apoiar as aldeias afetadas pelo incêndio de agosto.

É um projeto que surge na continuidade do Ment’aldeias, que foi um programa de apoio psicológico pós incêndios de 2022, explicou na altura de apresentação do projeto Nelson Silva, presidente da Mutualista da Covilhã.

As ações previstas incluem acompanhamento psicológico (individual e em grupo), sessões de atividade física, animação sociocultural, entre outras iniciativas de proximidade na área da saúde e do bem-estar.

Foto: Mutualista da Covilhã