A Associação Caminheiros da Gardunha, grupo de interesse pela natureza, o Movimento Cívico Gardunha Sul e a Gardunha Viva promovem uma caminhada, no dia 14, de protesto contra a construção da mega central solar do Projeto Sophia.
O percurso passará pelos concelhos do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor, atravessando lugares e caminhos que o Projeto Sophia irá ocupar. Terá uma distância de 15kms e ajudará a perceber a área impactada pelo projeto, sublinha a organização da iniciativa.
Realça a defesa da energia renovável, mas não a custo do sacrifício de ecossistemas, da biodiversidade e da identidade das paisagens.
“A transição energética deve ser feita com respeito pelo território e pelas comunidades locais”, está descrito.
Para participar basta comparecer num dos pontos de encontro. Às 08:30 no parque de Estacionamento do Pavilhão Multiusos, no Fundão, ou às 09:00 no Recinto das Festas da Mata da Rainha. Às 09:30 tem início a caminhada.
Trata-se de um percurso de dificuldade moderada. A caminhada será em autonomia. Cada participante deverá levar uma mochila com água e seu próprio lanche, roupa adequada às condições climatéricas e usar botas ou outro calçado todo-o-terreno.
