Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela reforçado com três novos limpa-neves

O Centro de Limpeza de Neve dos Piornos, situado a 1.650 metros de altitude e que funciona, no Inverno, 24 horas por dia nos sete dias da semana com “meios humanos e equipamentos apropriados às condições específicas” da Serra da Estrela, tem a frota reforçada com mais três limpa neves, avança a Infraestruturas de Portugal.

“Estes três limpa-neves representam um investimento total de cerca de 750 mil euros, enquadrado no processo de renovação da frota que a IP tem vindo a desenvolver nos últimos anos”, adianta a empresa em comunicado.


A frota do Centro de Limpeza de Neve (CLN) da Serra da Estrela passa a contar com nove limpa-neves e três rotativas, o que garante “elevados níveis de disponibilidade e prontidão operacional nas intervenções de limpeza e desobstrução das estradas, com o objetivo de assegurar a circulação e a segurança rodoviária durante o Inverno”.

A IP lembra que o CLN opera numa rede rodoviária de montanha “apenas a 100 quilómetros do Atlântico, sem qualquer barreira montanhosa que a salvaguarde dos ventos ciclónicos e húmidos”.

São estas características que geram neve “muito densa e com um grau de humidade elevado e, por isso, de superior dificuldade de remoção”.

“O CLN, em coordenação com as diversas entidades, dá resposta às exigências dos rigorosos invernos que se fazem sentir no maciço central, garantindo a segurança dos utentes das vias e de todos os turistas que habitualmente ali se deslocam”, assegura a empresa.

O Centro de Limpeza de Neve tem por missão a aplicação preventiva de sal-gema nas estradas onde, previsivelmente, se verificará a formação de gelo, bem como a contínua circulação dos limpa-neves para desimpedimento das vias de acesso à Serra da Estrela

Compete ainda aos seus profissionais prestar “auxílio aos automobilistas que possam ficar retidos por uma repentina e forte alteração das condições de circulação”, refere a IP.

Foto: Gonçalo Poço